Uma vida intencional nos aproxima de grandes propósitos!

Home / Notícias / Uma vida intencional nos aproxima de grandes propósitos!

“Agir de forma intencional produz mudanças verdadeiras em nossas vidas.”

O final do ano se aproxima e, com ele, o evento mais aguardado pela classe de alunos: o desafio de oratória. Esse encontro finaliza a trajetória do curso, em que cada estudante – que recebeu trechos de discursos famosos e se preparou ao longo de todo o ano – tem a oportunidade de viver uma experiência única. Falar em público é considerado um limitador muito forte para a grande maioria das pessoas, superando o medo do fracasso financeiro, doenças e até mesmo a própria morte. O desafio consiste em reproduzir o mestre em toda a sua plenitude, incluindo a observação de gestos sutis e o domínio do tom de voz, além do estudo da construção do texto empregado, para entender a mensagem contida em cada parágrafo.

A seguir, vem o mais importante: ensaiar exaustivamente a apresentação do discurso. É chegado o grande dia. Um dos alunos sobe ao palco diante de toda a comunidade, que vai além dos colegas e inclui professores e familiares. O aluno sofre um turbilhão de sentimentos, que surgem com uma força tremenda. Ele se apoia no púlpito com as duas mãos, projeta seu corpo para frente e inicia dizendo: “I have a dream…” A audiência se conecta imediatamente e acompanha com total atenção, sendo guiada pelo forte impacto emocional contido nas palavras deste famoso discurso, proferido em 1963 pelo Dr. Martin Luther King. Assim como ocorreu originalmente com as pessoas presentes diante dos degraus do Lincoln Memorial em Washington-DC, esse jovem consegue atingir o objetivo de encantar a audiência e transmitir um poderoso efeito inspirador.

A celebração, por meio da salva de palmas, com todos em pé na plateia, relembra o reconhecimento que rendeu um Prêmio Nobel a esse líder mundial defensor dos direitos civis. Além disso, desperta no jovem o sentimento de dever cumprido e a satisfação por ter superado seus próprios limites por meio da exposição intencional diante do público. Observando com cuidado esse discurso, percebemos que ele não se prendeu a um texto elaborado, pois contém improvisações – que não aconteceram ao acaso: foram frutos de toda uma vida. Martin Luther King uniu peças que estavam disponíveis em sua mente, peças que incluem metáforas e analogias intencionais com foco nas pessoas.

A sua experiência com inúmeros discursos e sermões religiosos permitiu que ele transformasse seu sonho em um texto rico e uma fonte de motivação para diversas gerações de jovens, nas mais remotas localidades deste planeta. Jovens que buscam crescer, fazer a diferença nesta vida e atingir um propósito verdadeiro para sua existência. A experiência de vida de personalidades reconhecidas que ousaram colocar em prática seus grandes sonhos me faz refletir sobre o real significado de fazer a diferença na vida das pessoas. A prática médica nos coloca em situações diárias de proximidade com semelhantes nossos que se encontram em situação de sofrimento e sem esperança. Acredito que essas oportunidades e a atitude de agir de forma intencional podem produzir mudanças verdadeiras na vida daqueles que buscam a cura de suas aflições e um propósito para uma vida plena de saúde e significado verdadeiro.

Artigo escrito originalmente para a edição de dezembro de 2019 da Revista TopView.