Dr. Sandro Beira - Cirurgia Plástica Curitiba

HOMENS/CORPO

ABDOMINOPLASTIA

A Cirurgia Plástica no abdômen masculino ganhou destaque nas últimas décadas. A cirurgia é indicada para homens que passaram por emagrecimentos expressivos, como ocorre após a operação de correção de obesidade (Cirurgia Bariátrica). As queixas são decorrentes dos excessos cutâneos que formam dobras sobre a púbis e a presença de hérnias volumosas na parede abdominal. Nos casos de acúmulo de tecido gorduroso no homem existe uma concentração na região abdominal inferior e nas laterais da cintura. Para estes casos a Lipoabdominoplastia é indicada, pois a mesma consiste na associação da lipoaspiração com tratamento da flacidez muscular e ajuste da pele no mesmo ato operatório. Quando existe um excedente cutâneo pronunciado, a cicatriz da cirurgia torna-se maior.

Nos casos de projeção anterior do abdômen com uma flacidez muscular discreta, associada ao acúmulo moderado a pequeno de gordura e pele, a cirurgia de mini-abdominoplastia está indicada.

A plástica completa de abdômen está indicada quando existe alterações de excesso de pele, gordura e flacidez muscular ou hérnia. Neste caso é realizado uma cirurgia plástica dos músculos, criação de um umbigo novo e remoção do excesso de pele. A diversidade nas alterações observadas em cada abdomen, cria a necessidade de um planejamento cirúrgico personalizado conforme as necessidades e expectativas do paciente e o grau de alterações a nível de sobra de pele, flacidez muscular e acúmulo de gordura localizada. As diferentes técnicas podem deixar desde uma cicatriz reduzida até cicatrizes maiores para retirada dos excessos cutâneos. A cirurgia é realizada normalmente sob anestesia peridural ou anestesia geral, e o tempo de internação habitual é de 24 horas.

A reabilitação pós-operatória é composta da compressão com malha elástica associada ao trabalho da drenagem linfática, realizada pela equipe de fisioterapia, com o objetivo de acelerar a solução do edema (inchaço). As mudanças de hábitos nutricionais e de condicionamento físico auxiliam na manutenção das alterações de silhueta corporal promovidas pela cirurgia.